Marimba – Xilofone (Balafon) - Mandinga

África Ocidental


Marimba – Xilofone (Balafon) - Mandinga

O balafon é um instrumento africano que se difundiu pelo mundo afora. O termo balafon pode ser a junção dos termos “bala” (madeira) e “fo” (falar). Em outras regiões também é conhecido como “sosso-bala”, instrumento reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008.

Precursor do conhecido xilofone, o balafon consiste em vários pedaços de madeira colocados lado a lado, que diminuem progressivamente em seu comprimento. Cabaças (tipo de fruto de casca dura, também utilizado para fazer cuias) são colocadas na parte inferior a fim de ressoar o som emitido. O instrumento é tocado com duas baquetas. Você consegue imaginar como são os sons que esse instrumento emite? 

Esta peça pertence ao complexo cultural mandinga, que vive em um vasto território da África Ocidental que hoje engloba um grande número de países, como o Mali, Guiné, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gâmbia, Senegal, Serra Leoa, entre outros. 

Você conhece algum estilo de música na nossa cultura em que esse tipo de instrumento é utilizado?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.